domingo, 17 de junho de 2007

Mas o que é de facto um sapato? Para quem não sabe:

Sapato é a peça do vestuário que possui a finalidade de proteger os pés.
Em inglês, shoe deriva de uma palavra do inglês antigo, sckh que, por sua vez, provém da palavra latina obscuro, que significa oculto ou coberto.
Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar sapatos, porém, existem evidências de que os sapatos foram inventados muito antes, no final do Período Paleolítico.
Nos países frios, o mocassim e as botas são os protetores dos pés e, nos países mais quentes, a sandália e o chinelo ainda são as mais usadas.
Hoje, esta peça transcendeu sua finalidade inicial e serve como adorno e acessório de moda.

Uma pequena curiosidade

Britânicas são doidas por sapatos A mulher britânica comum sai à rua durante a sua vida com sapatos no valor total de 31680 libras (46724 euros) e gasta três anos na busca dos acessórios perfeitos indispensáveis para complementar o vestuário, refere um estudo. Realizado pela Churchill Home Insurance, o trabalho revela que, excluindo as roupas, 44% das mulheres admitem que os sapatos são a sua maior fraqueza quando vão às compras, com 86% a dizerem que compram pelo menos um par novo todos os meses. No entanto, não são só os sapatos que fazem as mulheres "perder a cabeça" cintos, malas, chapéus e joalharia são também acessórios indispensáveis.

Jornal de Notícias

Pessoalmente...

Para mim tudo começou com o belo do sapatinho dos elefantes, já conhecido por muitas pessoas! Já os comprei há algum tempo por isso, actualmente, não estão em muito boas condições devo confessar.
Para mim os Vans são o tipo de sapato mais confortável e mais divertido de se usar, apesar de não serem nada adequados para a chuva....


Deixo aqui apenas alguns exemplos para darem uma olhadela:



Onde tudo começou...


Foi em 1966…. Era uma vez um senhor chamado Paul Van Doreen que teve uma ideia: criar sapatos e vendê-los directamente para o público. Na Califórnia, juntamente com os seus sócios Jim Van Doreen, Gordy Lee e Serge D’Elia, Paul abriu a primeira loja da Vans, onde apenas havia 3 estilos de sapatos Vans. No primeiro dia entraram 12 pessoas na loja, escolheram o estilo e a cor que queriam para os seus sapatos; mas eles não tinham mais sapatos em stock então pediram aos clientes para voltarem á tarde. Apressaram-se até á fábrica para fazer os sapatos. Os 12clientes voltaram á tarde para buscarem os seus sapatos mas mesmo assim foram pedidos para voltar no dia seguinte para pagar porque Paul não tinha troco para os pagamentos; os clientes levaram os sapatos e no dia seguinte voltaram todos para pagar. Os primeiros ” Vans old school” tinham o característico padrão de diamante na sola, que é agora chamado de sola waffle. Skateboarders e skaters Foram os primeiros usar Vans com diferentes cores e estilos. Em 1976 nasceram os clássicos “Vans checkerboard slip ons” vermelhos e azuis. Este tipo de sapato foi desenhado por dois skaters professionais, e ficou mais conhecido quando um actor do filme “Fast Times at Ridgemont High” usou-os. Actualmente a colecção de calçado da Vans tem mais de 60 estilos diferentes desde os mais clássicos “slip on” até sandálias, botas para snowboard e ténis.